Silêncio

Da janela do meu quarto observo os apartamentos com luzes acessas. Muitos destes, à essas horas devem estar se divertindo com uma boa música, assistindo a televisão ou gemendo de prazer. Afinal, uma noite tão bonita deve ser aproveitada da melhor forma.

Eu também a aproveito, de uma forma diferente. Apreciando o silêncio. O silêncio é um fato tão importante e tão raro, que deve sim ser apreciado. Mas não é só um fato para ser apreciado, ele pode representar muitas coisas.

Com tanto barulho, tantas frases, palavras, pessoas, coisas  eu simplesmente prefiro me calar. O silêncio de algumas palavras podem fazer muita diferença. É algo que todos deveriam saber fazer, mas muita gente perde a oportunidade.

E quando se perde essa oportunidade, meu caro, as consequencias são extremas. Dos dois lados, ou você tem êxito ou você simplesmente acaba com algo. E logo após você pensa “Eu poderia ter ficado em silêncio”.

Para aqueles que perguntam “Não vais dizer nada?” tenho pena destes, não entendem que ficar em silêncio não significa não dizer nada. Pelo contrário, um silêncio significa muito mais coisas do que palavras. A interpretação do silêncio é imediata e única do momento, não há outro igual.

Ultimamente estou muito em silêncio. Bom, pois ouço coisas surpreendentes, observo coisas inesperadas e nem percebem a minha presença. Mas tb é algo ruim, pois deixo de comunicar-me e quando falo algo, inocentemente, machuco ou irrito alguém.Por isso é importante o balanceamento do silêncio.

Agora, deixa eu me calar, pois para uma pessoa que preserva tanto o silêncio, eu já falei o bastante e até de mais…

~ por marcelosofo em 27/10/2011.

Deixe um comentário

 
