Solidão

Já dizia Tom Jobim “É impossível ser feliz sozinho”. Se isso é tão nítido, quais são as causas de um mundo atual tão solitário?

Existem diversas causas que promovem a solidão, tanto social quanto emocional, como a tecnologia, egoísmo e a exclusão.

Que a tecnologia trouxe grandes avanços é verdade. Podemos falar com pessoas à distância e exatamente por ter essa facilidade de comunicação à distância que deixamos de conversar pessoalmente. Aquela história de “Internet: aproximando quem está longe e distanciando qum está perto” contribui, e muito, para a solidão social.

De fato podemos apontar o egoísmo como maior causador da solidão. As pessoas são egoístas pois o mundo contemporâneo exige isso delas. Precisamos ser egoístas para lucrar, evoluir, caso eu precise que alguém faça um serviço que eu não posso, eu pago para que façam. Daí então, consqeuentemente há a solidão social, causada nesse caso por nós mesmos, e então o sentimento de vazio e o pensamento de “No mundo inteiro sou apenas mais um” crescem e, posteriormente, causando solidão emocional.

Dessas diversas causas da solidão, nenhuma delas podem tomar conta de nós, pois a consequência da solidão é a própria solidão.Então ame mais. Ame o mundo, a vida e principalmente si próprio, mas não chegue a ser egoísta com seu amor pois Vinícius de Moraes já dizia. “A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser […] que se recusa a participar da vida humana.”

Anúncios

~ por marcelosofo em 16/04/2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: