Conceitos Sociais

Evoluímos desde o passado pré-histórico e ainda buscamos a evolução, principalmente social. Assim dando importância para quem está ao mesmo nível social e visando sempre crescer mais e consequentemente ignorando classes mais baixas criando fronteiras sociais. Normal em uma sociedade capitalista, contudo cria-se um preconceito entre as classes, uma invisibilidade social.

O preconceito entre as classes vem do pensamento contraditório e divergente entre elas. Quem é integrante de uma classe alta pensa que seus privilégios foram conquistados com muito trabalho e não é qualquer pessoa que pode tê-los. Já o de classe mais baixa pensa que o de classe alta não largaria seus privilégios e que quem está neste nível social tem a “vida fácil” com tais privilégios.

Do pensamento contraditório e preconceituoso vem a tal da invisibilidade social. Podemos notá-la quando entramos todo dia no trabalho ou na escola e ao menos cumprimentamos o segurança, porteiro ou inspetor como se fossem objetos no dia-a-dia. Fica claro que “valemos o que temos”.

De fato as fronteiras sociais não podem ser quebradas pois é de natureza humana ser melhor, evoluir. Sempre haverá classes sociais. Entretanto os preconceitos sociais podem e devem ser tranpostos. Deveriamos colocar em ação o que Jung preconizava ser: homem que possui “paredes divisórias” transparentes pois se estas paredes forem espessas não vemos nada do outro lado. E quem nada vê não tem segurança, não pode tirar conclusão alguma ou não confia em suas conclusões

Anúncios

~ por marcelosofo em 04/06/2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: